sexta-feira, 15 de julho de 2016

Amapanime Vacation House Beach: Como foi

   No último domingo, 10 de julho de 2016, aconteceu mais uma edição de férias do Amapanime, o Amapanime Vacation House Beach (cuja divulgação também foi feita por aqui), desta vez, no Trem Desportivo Clube (av. Feliciano Coelho, 139, Bairro do Trem, Macapá-AP) - e eu dei uma passada por lá para conferir a programação.






   Antes, porém, é preciso dizer uma verdade: O evento, que se originou como algo voltado exclusivamente para a cultura oriental, acabou se metamorfoseando ao longo dos anos e atualmente está mais para um "evento da comunidade nerd" ou mesmo um "encontro de diferentes tribos urbanas" - sendo que o melhor de tudo nisso é a ausência de contendas.


O andrógino [1] Breno.

   Assim, a edição em questão contou com os tradicionais estandes de vendas, algumas bandas locais de rock, um concurso de dança K-Pop [2], gincanas e área de jogos, piscina acompanhada por música, torneio de videogame e, claro, a presença de Lolitas e cosplayers.
   Dentre os estandes de vendas, havia o Bazar Lolita, da Carol Azevedo, comercializando acessórios e outras coisas:




   O Mr. Geek Store, com almofadas, canecas, camisetas e muito mais:


Whatsapp de contato: (96) 99111-4042

   O estande do Ninja Box, por sua vez, estava com grande quantidade de camisetas e bolsas com estampas relacionadas à cultura pop, como Game of Thrones, além de acessórios e outras coisas.





   O Boton Mania, como o nome evidencia, trazia botons e mais botons, para todos os gostos:


Os contatos do Boton Mania podem ser vistos na imagem.




   E tinha também a possibilidade fazer tatuagem de henna no estande do Luarte Tattoo, que também estava vendendo uns batons:




   Os outros estandes eram o do Literap, onde livros diversos - e alguns quadrinhos - estavam sendo comercializados:






   O Fênix Games AP, da Rossana Carla Maribondo, contando com grande diversidade de artigos, de livros a bonecos, passando por objetos de decoração oriental:




   E o K-Hope, que ficou ao lado do Just Dance:




   Além dos estandes, a programação contou com gincanas, como a caça às cartas do jogo Yu-Gi-Oh e a corrida Naruto, que foi vencida pelo jovem Raul:




   Havendo ainda um ambiente dedicado ao jogos, fossem os videogames...



Teve torneio de Street Fighter.

   ...Ou o xadrez, que rendeu uma curiosa cena de disputa entre Ash Katchum e Pikachu.



Vocês sabem, o Pikachu não gosta de ficar na pokebola,
então o Ash resolveu desafiá-lo para uma partida de xadrez.
Se o treinador vencesse, o Pikachu teria que ficar na pokebola.

   E perto dessa área estava a piscina...





   ...Onde rolou música eletrônica e a presença do MC Doido.





   O evento também contou com as apresentações de bandas locais, das quais só não consegui registrar a última por motivo de celular totalmente descarregado, mas as que registrei - Reativo, Garuda, Alto Lá, Calango do Cerrado, New Blood, Brutal Tormento e Overhaul - constam no vídeo a seguir:




   E, se tem música, quase sempre rola dança - no caso do Amapanime Vacation House Beach, rolou um concurso de dança k-Pop, que contou com 17 inscrições, entre apresentações solo e em equipe, das quais 10 compareceram e se apresentaram. Consegui registrar a maior parte delas, como: A da equipe Fireproof, que se apresentou utilizando a música "I don't need a man" (Miss A):




   A da equipe 4 Kill, que se utilizou de uma introdução e da música "Catch Me" (Up10Tion):




   A apresentação solo de Klara Martins, que contou com a música "The 7th Sense" (NCT U):




   A da equipe Shy Shy Shy, que utilizou a música "Yum Yum" (Produce 101):




   A apresentação solo de Lyang Shock, que usou a música "Roll Deep" (Hyuna):




   A apresentação da dupla Gold Star, que dançou ao som de "Nu Abo" (F(x)):




   E a apresentação solo de Sweet Girl, que se utilizou de uma introdução e da música "Hate" (4minute):




   Não consegui registrar a apresentação solo de Gaty, com "Cheer up" (Twice), nem a da equipe We Are It, com "Just Right" (Got7), e a da The Monsters, com introdução seguida por "Call Me Baby" (EXO).
   Ah, quem venceu o concurso - que teve a Jillian Mimi, do canal Urso Bobo e integrante do Milky Planet Moda Lolita, integrando o corpo de jurados - foi a equipe Gold Star, Lyang Shock ficando em segundo lugar e The Monsters (que se apresentou com uma introdução seguida por Call Me Baby, do EXO) em terceiro.


Jillian Mimi, que não estava de Lolita,
mas sim de decora kei [3];


   Por fim, claro, as Lolitas e os cosplays não poderiam faltar! Havia um concurso previsto para acontecer, porém, como os concursos tradicionalmente ocorrem durante a noite, já para encerrar a programação, aconteceu de todos os cosplayers que compareceram ou terem ido embora mais cedo ou terem se despido da fantasia. Felizmente, consegui fotografá-los.



A Lolitas Thais e a maid Mei.



O Vitor estava de Ash Ketchum (Pokémon).

João Silva estava como Steve (Minecraft).

O pequeno Nícolas fez cosplay de Naruto.

Ken (Marcelo Henrique) do Street Fighter.

Cristina Fonseca estava como Mei Misaki, do anime Another.

Ana Bárbara, também como Mei Misaki.

Miruri (Gabriela) estava como
Toujou Nozomi (versão White Day),
personagem do anime Love Live!

Harley Quinn ou Arlequina (Suelen Marques)

Harley Quinn vs Steve, quem vencerá este duelo?


Sabrina desta vez foi com um "cosplay avulso" [4],
que não remete a nenhum personagem.

Já leu a entrevista com ela? Segue o link:
Entrevistando cosplayers: Sabrina Correia

Com ela estava o Augusto, também com um "cosplay avulso".


Tatsumaki (Mayara Silva), de One Punch-Man.


   "Poxa, mas então não haverá mais concursos de cosplay?" Também não é por aí e, na verdade, devido à não ocorrência do concurso nesta edição de férias do Amapanime, haverá uma competição melhor organizada no CosDay, que acontecerá no dia 23 de julho (sábado) e sobre o qual falarei noutro artigo em breve. Até lá.









   Ah, por último, mas não menos importante, os quilos de alimentos não perecíveis arrecadados ficaram sob a responsabilidade do Literap para ser entregues na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE.




NOTAS

[1] Andrógino é o indivíduo cuja aparência e comportamento misturam elementos masculinos e femininos, deixando-o ambíguo. A androginia é algo puramente social, não tendo nada a ver com bissexualidade, homossexualidade, transexualidade, travestismo (porque a pessoa não se traveste como se fosse do outro sexo, mas sim se veste como ambos os sexos simultaneamente) ou hermafroditismo/intersexo. Também não confunda com andrógeno ou androgênio, que é o hormônio masculino. O Boy George é um exemplo muito famoso de androginia - tem um episódio da série Todo Mundo Odeia O Cris em que uma explicação sobre essa tendência é dada, vide um trecho aqui.

[2] K-Pop é a música pop coreana, a letra k se deve à grafia Korea.

[3] Decora kei é uma expressão oriunda da reunião do termo japonês kei (estilo) com o termo decora, originário do inglês decorative ("decorativo" e não "decoração", como é comum se ver afirmado por aí, o termo inglês para decoração é decoration ou decor, entre outros), correspondendo a um estilo de se vestir onde o principal é conjunto de acessórios utilizados, havendo pelo menos quatro ramificações deste estilo: Decora fruits - que não importam em fazer combinações; DecoLoli - que é o visual Lolita com ar de decora kei; Dark decora - cujas vestimentas são pretas e os personagens utilizados são macabros; Pink decora - cujo visual esbanja na cor rosa e em personagens fofos (cutes).

[4] Não me recordo se existe um termo próprio para este tipo de cosplay, de modo que optei por usar "cosplay avulso" para não gerar confusão com "cosplay livre", que geralmente é utilizado quando se quer dizer que determinado concurso de cosplay permite a caracterização e interpretação de qualquer personagem de qualquer obra e mídia - em oposição ao "cosplay temático", que pode ser com personagens de uma só obra (ex.: Só de Dragon Ball Z) ou de uma só mídia (ex.: Apenas personagens de games), bem como (teoricamente, pois eu nunca vi) com apenas um personagem (ex.: Apenas cosplays do personagem Naruto)






REFERÊNCIA

KOUYOU. Dicas da Kouyou: Decora kei. Publicado em: 19 Dez 2013, 09h17. Disponível em: <http://www.otometeatime.com.br/2013/12/dicas-da-kouyou-decora-kei.html>. Acesso em: 15 Jul 2016.

REZENDE, Joffre M de. Androgênio, andrógeno, estrogênio, estrógeno. Originalmente publicado no livro Linguagem Médica, 4ª ed., Goiânia: Ed.Kelps, 2011. Disponível em: <http://www.jmrezende.com.br/androgenio.htm>. Acesso em: 15 Jul 2016.








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela leitura e pelo comentário. Assine o blog, siga-o e mantenha-se informado sobre novos textos. Até.