segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Entrevistando cosplayers: Gabriela Boomer

   Depois de Sabrina Correia e Mony Sanri, chegamos à terceira cosplayer entrevistada, no caso, a experientíssima e citadíssima Gabriela Boomer!!!




Odette.


Quem é você e o que faz da vida?

   Nascida em Belém/PA, moro em Macapá/AP. Sou fonoaudióloga formada desde 2008, YouTuber no canal Fora de Rota e protagonista na Websérie 7x1.


Qual a sua idade?

   30 anos.


Há quanto tempo você tem contato com mangá e anime?

   Com anime, desde a infância, o primeiro que assisti foi Fly, exibido na Manchete. Mangá eu passei a ler em 2007, por influência dos meus irmãos.


Há quanto tempo você faz cosplay?

   7 anos.


Qual foi o motivo que fez você se interessar a fazer cosplay?

   Eu sempre gostei de teatro e dança, gostar de me apresentar fez eu embarcar nesse hobby, mas o grande impulso mesmo veio das estreias de cinema, quando eu ia, sempre via cosplays lindos e ficava encantada. Então resolvi que eu também queria fazer parte disso.


Qual foi o seu primeiro cosplay? Você tinha qual idade? E o último?

   Meu primeiro cosplay foi a Katara (Avatar - A Lenda de Aang), eu tinha 23 anos. O último foi a Rey (Star Wars), fiz para a estreia do filme.


Katara


Ao todo, quantos e quais cosplays você já fez?

   20 cosplays: Katara (Avatar - A Lenda de Aang); Sheila (Caverna do Dragão); Patty Thompson (Soul Eater); Asuka Langley (Evangelion); Anastasia (mendiga e Princesa); duas versões da Lizzy (Kuroshitsuji); Shinku (Rozen Maiden); Mia Colucci (Rebeldes); Panty (Panty & Stocking with Garterbelt); Monkey D Luffy (One Piece); Chun Li (Street Fighter); Gwen Stacy (Spiderman); Odette (A Princesa Encantada); Arlequina (Batman); Chibiusa (Sailor Moon R); She-Ra; Clawdeen Wolf (Monster High); Rey (Star Wars).


O que o cosplay já trouxe de experiência para a sua vida pessoal e profissional?

   Eu aprendi a ser comunicativa, a não ter vergonha de falar em público. Por conta do cosplay, eu fui convidada pra fazer parte do canal "Fora de Rota", no YouTube, aprendi artesanato e a usar o cosplay como aliado na minha profissão, que é a fonoaudiologia.


Se alguém falasse para você que cosplay é coisa de criança ou de quem tem problemas mentais, qual seria a sua reação?

   Isso é uma coisa que sempre falam pra mim,.mas eu não mudo os meus gostos por ninguém. Pra mim, cosplay é uma manifestação artística. Além de se caracterizar, você tem que montar a sua fantasia e saber representar o personagem que você está vestindo. Então, cosplay é arte. Assim como tem gente que gosta de cantar, dançar, eu gosto de ser cosplayer.



Você disse... Problemas mentais? Olha a Arlequina aí!


Hoje, o cosplay é apenas um hobby ou você trabalha com ele de alguma forma?

   Pra mim é um hobby, mas as vezes eu faço palestras sobre o assunto em escolas e trabalho como cosmaker também.



Sheila de "Caverna do Dragão".


O que você considera para a escolha do cosplay? A semelhança física com a personagem? O comportamento ou personalidade semelhante? Outra coisa?

   O que eu levo em conta mesmo é gostar do personagem, mas, como eu sou muito baixa e geralmente faço cosplay em grupo, eu vejo o que vai ficar legal com a minha estatura. Porém, o legal de fazer cosplay é justamente você se transformar em quem você quiser.


É você mesma que produz seus cosplays?

   Eu tenho duas costureiras que fazem as minhas roupas, porém, eu escolho todos os tecidos e fico com elas na confecção pra que não saia nada errado. O que eu faço mesmo sozinha, são os acessórios. No caso da She-Ra, eu fiz as botas, elmo e braceletes.



She-Ra


Qual a maior dificuldade que você encontra para a confecção dos seus cosplays?

   Encontrar o material necessário pra isso na minha cidade. Na maioria das vezes, tenho que encomendar de fora.



Gabi (primeiro plano) como Panty e Rafaela Aquino como Stocking.


Qual o cosplay que mais te deu trabalho? Por qual motivo?

   Acho que foi a Rey, eu não tinha noção de como fazer o bastão, até que eu resolvi usar a imaginação e acabou dando certo, mas eu demorei bastante pra acertar. Foi um cosplay  que eu fiz a maioria das coisas sozinha, tingi a roupa pra ficar da cor certa, fiz o cinto, o bracelete e o óculos. Atualmente, é dos meus favoritos por isso.



Não consegui escolher apenas uma foto do cosplay da Rey,
então fiz esse "mosaico" com as que mais gostei.

Já fez cosplay em algum evento nacional ou internacional? Pretende fazer algum dia?

   Já fui no Anime Friends (São Paulo), no Animazon (Belém/PA), no Anime Wings (Rio de Janeiro), Anime Fest Fan (Rio de Janeiro) e nas duas edições da Comic Con Experience - CCXP (São Paulo). Atualmente, eu tenho me preparado o ano todo para a CCXP.


Já sofreu discriminação por ser cosplayer?

   Já, devido eu ter 30 anos e fazer cosplay até hoje. Uma vez postaram na minha página que já era hora de parar, que eu não era mais adolescente pra fazer esse tipo de coisa. Apenas apaguei o comentário e continuei sendo feliz com o meu hobby.



Lizzy, de "Kuroshitsuji".


Já recebeu algum prêmio?

   Já ganhei concursos em Macapá e fora daqui. Ganhei na categoria melhor performance no Anime Fest Fan (Rio de Janeiro) e fiquei em primeiro lugar nas categorias individual e grupo no Animazon (Belém/PA).


Já sofreu assédio enquanto fazia cosplay ou em decorrência disso?

   Não.



Chun Li: "Eu não faria isso se fosse você!"


Acompanha o trabalho de outros cosplayers? Tem algum como referência?

   Acompanho o trabalho de vários. Tenho como referência: Thaís Yuki, Marcelo Vingaard, Marcos Teixeira, Paulo Sweet, Maurício e Mônica Somenzari.



Clawdeen.


Em sua opinião, qual a maior dificuldade que um cosplayer enfrenta no Amapá?

   Além da dificuldade de encontrar certos materiais aqui, acho que seria o calor. Pelo menos eu penso nesse fator antes de preparar um cosplay.



Monkey D Luffy pensando no calor equatorial.

Qual a sua melhor área de atuação?

   Apresentação, porém, atualmente tenho me dedicado mais às fotos.



Superior Spiderman (Iago Garcez) e Gwen Stacy: E... Morreu! 


Você nutre algum carinho especial por algum dos teus cosplays?

   Anastasia foi um sonho que eu realizei e ganhei muitos prêmios com ela. Foi um filme que marcou muito a minha infância, eu sempre quis ser ela, usar as roupas dela. E eu realizei isso sendo cosplayer.



As duas versões da Anastasia: Mendiga e princesa.


Há algum personagem que você tenha muita vontade de fazer?

   Rita Repulsa (Power Rangers). Eu ainda não fiz porque quero fazer em grupo, espero conseguir pessoas para fazer esse projeto comigo.


Você realmente incorpora o personagem, se sente como ele enquanto faz o cosplay? Como descreveria a experiência?

   Sim, acho que é algo que acontece com todos. No momento que você veste a roupa, passa a sentir como outra pessoa. A personalidade muda e você começa a se divertir brincando com a atuação. É incrível.



Chibiusa, de "Sailor Moon R".


Por fim, você tem alguma dica ou conselho para quem está começando ou sente vontade de fazer cosplay?

   Escolher um personagem que goste, pesquisar bastante, achar boas fotos de referência e ter paciência na confecção.



Shinku de "Rozen Maiden".




------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Gostou do trabalho da Gabriela? Então, essas e (muitas) outras fotos
estão na página dela no Facebook: Gabizenha Boomer Cosplayer, sendo que você
também pode acompanhar o perfil dela no World Cosplay.

Em breve (espero), mais entrevistas com cosplayers.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela leitura e pelo comentário. Assine o blog, siga-o e mantenha-se informado sobre novos textos. Até.