sábado, 31 de outubro de 2015

Bruxas e Feiticeiras da Marvel, DC e Amalgam

   Quebrei muito a cabeça pensando sobre o que escrever para o Dia das Bruxas e o Dia do Saci, se sobre um ou outro, ou ambos. Se uma crítica à instituição do Dia do Saci como tentativa de resistência a uma celebração estrangeira, quando poder-se-ia perfeitamente adaptar a celebração sem a criação de uma data, visto que também temos bruxas, ou será que não lembraram da Matinta-Perera?
   Cheguei até a rascunhar alguma coisa nesse sentido, bem como a começar a compilação, revisão e aumentando de outros textos já publicados, a série "Sobre o Saci", mas deixarei essa versão compilada, revisada e aumentada para depois, pois, no fim das contas, resolvi falar sobre as bruxas, no caso, listar algumas bruxas nos quadrinhos.
   As bruxas e feiticeiras aqui listadas são super-heroínas ou super-vilãs da Marvel, da DC e da Amalgam Comics (depois farei outras listas de outras bruxas e feiticeiras dos quadrinhos), sendo que nem todas realmente são usuárias de magias, algumas fingindo ser, enquanto outras são feiticeiras apenas no nome. A lista inclui apenas mulheres e com toda certeza alguma deve ter ficado de fora, de modo que, se sentirem falta de uma ou alguma informação estiver equivocada, fiquem livres para comentarem que depois eu atualizo.




MARVEL COMICS

Feiticeira Escarlate
(Scarlet Witch)

Primeira Aparição: X-Men #4 (1964)
Origem: Avengers #187 (1979), Avengers #234 (1983)

   Filha de Magneto e irmã gêmea de Mercúrio não poderia ficar de fora, principalmente porque deve ser o primeiro nome que vem a mente de quem não tem lá tanto contato com quadrinhos e conhece o universo dos super-heróis a partir do cinema. Então, acho válido começar a lista  por ela.
   Wanda Maximoff é uma mutante que pode trocar energia mística por efeitos de alteração da realidade. Inicialmente, esse poder era limitado à criação de "esferas-feitiço", constituídas de uma força quasi-psiônica, capaz de perturbar a realidade. Tais esferas causavam distúrbios moleculares no campo de probabilidade de um alvo, resultando em coisas como combustão espontânea e deflexão de objetos em voo.
   Posteriormente, Wanda tornou-se capaz de alterar a realidade em uma grande escala, podendo, por exemplo, criar exércitos do nada, mas, embora tenha treinado técnicas básicas de bruxaria, ela não possui o treinamento místico especializado que é necessário para controlar todo o seu poder.
   Quanto à afiliação, a Feiticeira Escarlate já participou dos Vingadores (Avengers), dos Vingadores da Costa Oeste (Avengers West Coast), das Noivas de Set (Brides of Set), da Irmandade de Mutantes (Brotherhood of Mutants), da Irmandade de Mutantes do Mal (Brotherhood of Evil Mutants), da Force Works, da Lady Liberators e dos Secret Defenders, além de ser ex-aluna de Agatha Harkness.




Agatha Harkness


Primeira Aparição: Fantastic Four #94 (Janeiro 1970)

   A mentora de Wanda Maximoff e governanta de Franklin Richards tem idade suficiente para se lembrar de 500 (quinhentos) anos antes de Atlântida afundar no mar. Como jovem loira, andou numa comunidade de bruxas centenárias e juntou-se a elas, tornando-se a mais poderosa feiticeira na vila de New Salem, na Nova Inglaterra, posteriormente se tornando sua grande dama ou líder. Mãe de Nicholas Scratch, teve que o enfrentar várias vezes, bem como aos seus netos (filhos de Scratch com diferentes esposas), os Sete de Salem, pelas mãos dos quais foi morta - ressuscitando posteriormente.



Witches

Satana, Jennifer Kale e Topaz.

   Witches ("Bruxas", em Português), é o nome de uma equipe de super-heroínas afiliadas ao Dr. Estranho e que era constituída por três jovens feiticeiras: Jennifer Kale, irmã de Andy Kale, que foi quem libertou o demônio Hellphyr através do Tomo de Zhered-Na; Topaz, amiga de Dr. Estranho; e Satana Hellstrom, filha de Satã.



Jennifer Kale

   O motivo para o grupo ser constituído por uma humana, um ser angelical e um ser demoníaco diz respeito à história do Tomo de Zhered-Na. Zhered-Na foi uma feiticeira de Atlântida, exilada pelo imperador Kamuu por prever o naufrágio do reino. Depois de ela se mudar para o continente Thuriano, onde ensinou sobre sua deusa, Valka, as lições de Zhered-Na tornaram-se um culto, que, posteriormente à destruição de Atlântida e a morte da sacerdotisa, foi continuado por Dakimh, ex-aluno dela.



Topaz,
também chamada "Nightmare creature" (Criatura do Pesadelo)
e "Sin creature" (Criatura do Pecado).

   Posteriormente, a esses conhecimentos místicos se juntaram outros, um anjo e um demônios compartilhando os conhecimentos místicos sobres os seus respectivos reinos e a cultista Illyana Kale compartilhando os seus próprios, completando, assim, o Tomo de Zhered-Na - que somente poderia ser utilizado pela combinação de um Kale, um agente demoníaco e um agente angélico.



Satana

   O grupo, aliás, formou-se para combater o serial killer Hellphyr, após o demônio Marduk Kurios (um dos que utiliza o nome Satã) enganar Andrew (Andy) Kale para que manuseasse o Tomo de Zhared-Na e despertasse a maldição de Hellphyr.




Bruxas de Encore
(Witches of Encore)


Primeira (e última) Aparição: Marvel Mystery Comics #29 (Março 1942)

   As "Bruxas de Encore" eram originalmente um trio, residindo na dimensão conhecida como Nowhere, a qual pode ou não ser fruto da imaginação de James Jankovicz, o Jimmy Júpiter, que se deparou com as bruxas em duas situações, na última das quais ele acabou matando uma delas, o que fez as outras duas fugirem, tendo o paradeiro desconhecido desde então.




Bruxas de Endor
(Witches of Endor)


Primeira (e última) Aparição: Captain America Comics #2 (Abril 1941)

   Não, essas bruxas não moravam no planeta em cuja proximidade ocorreu a Batalha de Endor, em Star Wars - Episódio VI: O Retorno de Jedi, nem são as mesmas mencionadas na Bíblia (embora a inspiração seja mais do que óbvia), mas sim habitavam no Vale da Névoa, próximo ao reino de Atlântida, a cerca de 60 mil anos a.C., contando com as propriedades soníferas da névoa do vale para capturar pessoas. Tais bruxas enfrentaram os aventureiros pré-históricos Tuk e Tanir, bem como a princesa atlante Eve, sendo mortas pelos dois heróis.




Feiticeira
(Witch Woman)


Primeira Aparição: Marvel Spotlight #10 (Junho 1973)

   Linda Littletrees é membro de uma tribo Apache do Arizona, tendo mudado para o Leste para estudar e sendo introduzida ao satanismo por sua colega de quarto, acabando por sacrificar sua alma a Satã durante um Sabá antes que pudesse escapar do mesmo. Consequentemente, acabou tornando-se uma bruxa.
   Posteriormente, ela retornou à reserva de seu povo a fim de cumprir uma missão para Satan, missão essa que compreendia derrotar o Motoqueiro Fantasma e capturar a alma dele. Aliás, por ser capaz de controlar e gerar fogo do inferno, bem como fogo real, foi quem primeiro ensinou o Motoqueiro Fantasma a criar o seu ciclo de chamas.




DC COMICS


Feiticeira / Bruxa
(The Witch)


Primeira Aparição: Flash Comics #5 (Maio 1940)

   A Feiticeira (revista "Lobinho") ou Bruxa (revista "Ebal") foi uma personagem criada por Gardner Fox e Harry Lampert, pertencendo às histórias do "Rei", um mestre dos disfarces que combatia o crime, sendo a arqui-inimiga dele. Ladra de jóias, ela nunca teve o seu verdadeiro rosto visto.




Feiticeira Branca
(White Witch)



Primeira Aparição: Adventure Comics #350 (1966)
Criação de E. Nelson Bridwell e Curt Swan.

   Pertencente à Legião dos Super-Heróis do século XXX, Mysa Nal ou Xola Aq (durante a Era de Prata, quando as histórias da Legião eram publicadas pela Adventure Comics) é nativa do planeta Naltor, como sua irmã, a também legionária Sonhadora. Entretanto, diferentemente dos demais nativos de Naltor, ela não possui o poder de premonição. Para compensar isso, treinou artes místicas no planeta Zerox, o Mundo Bruxo, acabando por demonstrar grande aptidão para a magia. Originalmente, era ruiva, mas o tempo e os avanços nas artes místicas fizeram seus cabelos embranquecerem e seus olhos ficarem vermelhos.




Feiticeira de Prata
(Silver Sorceress)

Primeira Aparição: Justice League of America #87 (Fevereiro 1971)

   Laura Cynthia Neilsen, a Feiticeira de Prata, é uma criação de Dick Dillin e Mike Friedrich e integrante da Liga da Justiça Internacional, bem como uma Campeã de Angor, tendo vindo para a Terra, juntamente de Blue Jay e Wandjina, após seu planeta natal, Angor, ser destruído por armas nucleares e eles serem levados a acreditar que a culpa pelo holocausto nuclear seria da Liga da Justiça da América. Posteriormente, ela acabou sendo morta por Dreamslayer, membro dos Extremistas. Ah, essa personagem é uma homenagem-referência à Feiticeira Escarlate, da Marvel.




Citrina


Primeira Aparição: Legion of Super-Heroes Vol.2 #298 (Abril 1983)

   Personagem criada por Dan Mishkin, Gary Cohn e Ernie Colon, Citrina é a Feiticeira-Mãe, estando ao serviço do Senhor Ametista.




Sargon, A Feiticeira

(Sargon the Sorcerer)


Primeira Aparição: John Constantine #1 (Maio 2013)
Criada por Ray Fawkes, Jeff Lemire e Renato Guedes.

   Sargon, O Feiticeiro, (John Sargent) é um vigilante e usuário da magia da Era de Ouro, cujo rubi da vida lhe dá poder sobre qualquer coisa que ele toque. Seus sucessores modernos são David Sargent e sua (i.é: do John) filha, Jaimini Sargent, a qual é membro do círculo interno do Culto da Chama Fria (Cult of the Cold Flame). Ela foi encarregada de matar seu próprio pai para ganhar o poder dele e um dos seus primeiros movimentos com esse poder foi buscar a Bússola de Croyden, encontrando a oposição de John Constantine, que conseguiu reunir as três peças do objeto.




Bruxa Negra
(Black Witch)


Primeira Aparição: Final Crisis: Legion of 3 Worlds #5 (2009)
Criada por Geoff Johns e George Perez.

   Esse nome é utilizado por várias vilãs no Universo DC, mas a mais conhecida usuária é a ex-heroína Mysa Nal que, depois de derrotar o feiticeiro maligno Mordru e absorver a sua magia negra, transformou-se na vilã conhecida como Bruxa Negra (Black Witch).




Três Bruxas
(Three Witches)


Primeira Aparição: Witching Hour #1 (Março 1969)

   Cynthia, Mildred e Morgan são os três aspectos de um ser de história desconhecida. Elas possuem poderes como o de premonição, podendo localizar pessoas ou coisas perdidas. Além disso, a cada encarnação elas vem como mulheres de diferentes idades e o grupo é conhecido por vários outros nomes, como "the Kindly One" e "the Hecateae", entre outros.




Rainha das Bruxas
(Witch Queen)


Primeira (e última) Aparição: Green Lantern Vol2 #82 (Março 1971)

   Criada por Dennis O'Neil e Neal Adams, esta fêmea da espécie Korugara é irmã de Sinestro e foi por ele recrutada quando o mesmo descobriu a dimensão conhecida como Dimensão das Furias, para onde ele pretendia banir Hal Jordan. O cetro utilizado pela Rainha das Bruxas possui em seu interior o anel de poder de Sinestro, fazendo com que ela parecesse capaz de utilizar magia.




Zatanna Zatara


Primeira Aparição: Hawman #4 (1964).

   Filha de Giovanni "John" Zatara, um mágico e combatente do crime da Era de Ouro, Zatanna é uma das maiores usuárias de magia do Universo DC e já integrou a Liga da Justiça da América (Justice League of America), os Sentinelas da Magia (Sentinels of Magic) e os Sete Soldados (Seven Soldiers). A personagem é uma criação de Gardner Fox e Murphy Anderson.




AMALGAM COMICS


Feiticeira Branca
(White Witch)

Primeira Aparição: Doctor Strangefate #1 (Abril 1996)
Criação de Ron Marz.

   Fusão da Feiticeira Escarlate com Zatanna Zatara, Wanda Zatara possui os poderes de ambas e é ajudante do Doutor Mistério (Doctor Strangefate), tendo sido enviada para capturar Acesso - o que conseguiu, embora seu chefe não tenha demonstrado grande gratidão.






REFERÊNCIAS

Agatha Harkness (Earth-616). Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/Agatha_Harkness_(Earth-616)>. Acesso em: 31 Out 2015.

Black Witch. Disponível em: <http://dc.wikia.com/wiki/Black_Witch>. Acesso em: 31 Out 2015.

Citrina. Disponível em: <http://dc.wikia.com/wiki/Citrina_(New_Earth)>. Acesso em: 31 Out 2015.

GUIA dos Quadrinhos; Darkmarcos. Feiticeira Branca. Publicado em: 05 Mar 2007. Disponível em: <http://www.guiadosquadrinhos.com/personagem/feiticeira-branca-(mysa-nall)/2821>. Acesso em: 31 Out 2015.

Jaimini Sargent (Prime Earth). Disponível em: <http://dc.wikia.com/wiki/Jaimini_Sargent_(Prime_Earth)>. Acesso em: 31 Out 2015.

James Jankovicz (Earth-616). Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/Jimmy_Jupiter_(Earth-616)>. Acesso em: 30 Out 2015.

Kale, Jennifer. Disponível em: <http://marvel.com/universe/Kale,_Jennifer>. Acesso em: 30 Out 2015.

Laura Neilsen (New Earth). Disponível em: <http://dc.wikia.com/wiki/Laura_Neilsen_(New_Earth)>. Acesso em: 31 Out 2015.

Linda Littletrees (Earth-616). Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/Linda_Littletrees_(Earth-616)>. Acesso em: 30 Out 2015.

Mysa Nal (Pre-Zero Hour). Disponível em: <http://dc.wikia.com/wiki/Mysa_Nal_(Pre-Zero_Hour)>. Acesso em: 31 Out 2015.

RIBEIRO, Antônio Luiz. Feiticeira (Bruxa). Publicado em: 03 Jan 2009, 17h49min. Disponível em: <http://www.guiadosquadrinhos.com/personagem/feiticeira-(bruxa)/11369>. Acesso em: 31 Out 2015.

Sargon the Sorcerer. Disponível em: <http://dc.wikia.com/wiki/Sargon_the_Sorcerer>. Acesso em: 31 Out 2015.

Satana. Disponível em: <http://marvel.com/universe/Satana>. Acesso em: 30 Out 2015.

Scarlet Witch. Disponível em: <http://marvel.com/characters/50/scarlet_witch>. Acesso em: 30 Out 2015.

Scarlet Witch (Wanda Maximoff). Disponível em: <http://marvel.com/universe/Scarlet_Witch_(Wanda_Maximoff)>. Acesso em: 30 Out 2015.

Silver Sorceress. Disponível em: <http://dc.wikia.com/wiki/Silver_Sorceress>. Acesso em: 31 Out 2015.

Three Witches. Disponível em: <http://dc.wikia.com/wiki/Three_Witches>. Acesso em: 31 Out 2015.

Topaz. Disponível em: <http://marvel.com/universe/Topaz>. Acesso em: 30 Out 2015.

VIANA, Marcelo de Jesus; JUNIOR, Antonio C.F. Pontes. Feiticeira de Prata. Publicado em: 02 Ago 2007, 10h44min. Disponível em: <http://www.guiadosquadrinhos.com/personagem/feiticeira-de-prata-(laura-cynthia-neilsen)/2986>. Acesso em: 31 Out 2015.

Wanda Zatara (Earth-9602). Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/Wanda_Zatara_(Earth-9602)>. Acesso em: 31 Out 2015.

White Witch. Disponível em: <http://dc.wikia.com/wiki/White_Witch>. Acesso em: 31 Out 2015.

Witch (Earth-Two). Disponível em: <http://dc.wikia.com/wiki/Witch_(Earth-Two)>. Acesso em: 31 Out 2015.

Witches (Earth-616). Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/Witches_(Earth-616)>. Acesso em: 30 Out 2015.

Witches of Encore (Earth-616). Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/Witches_of_Encore_(Earth-616)>. Acesso em: 30 Out 2015.

Witches of Endor (Earth-616). Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/Witches_of_Endor_(Earth-616)>. Acesso em: 31 Out 2015.

Witch Queen (Earth-One). Disponível em: <http://dc.wikia.com/wiki/Witch_Queen_(Earth-One)>. Acesso em: 31 Out 2015.

Zatanna Zatara. Disponível em: <http://dc.wikia.com/wiki/Zatanna_Zatara>. Acesso em: 31 Out 2015.

Zatanna Zatara (Prime Earth). Disponível em: <http://dc.wikia.com/wiki/Zatanna_Zatara_(Prime_Earth)>. Acesso em: 31 Out 2015.

Zatara. Disponível em: <http://dc.wikia.com/wiki/Zatara>. Acesso em: 31 Out 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela leitura e pelo comentário. Assine o blog, siga-o e mantenha-se informado sobre novos textos. Até.