sexta-feira, 19 de junho de 2015

Os Cavaleiros Templários e a Sexta-Feira 13

     Imagino que todo mundo que pertença às civilizações judaico-cristã ocidental e latino-americana tenham conhecimento acerca do mito que envolve a sexta-feita 13, não necessariamente acreditando nele, mas tendo ciência de sua existência.

     Quanto à origem de tal mito, a coisa muda de figura, existindo várias versões. Alguns dizem que ele viria da mitologia nórdica,  embora um dos mitos em questão tenha pontos em comum com o conto de fadas da Bela Adormecida, visto que a maldição na recém-nascida fora rogada pela décima-terceira fada, que havia ficado de fora do batismo, e com o mito grego de Éris e a maçã da discórdia.
     Enfim, existem outras versões para explicar a superstição, como a atribuição à tradição judaica de que a sexta-feira em si é um dia problemático, já que tanto o consumo do fruto proibido quanto a ocorrência do dilúvio teriam ocorrido em tal dia [1], mas confesso que todas elas são relativamente novas para mim e parecem ter ganho uma força enorme nos últimos anos - mas isso pode ser só impressão minha, pois, desde que me entendo por gente, só havia ouvido falar de uma explicação para o mito em torno da sexta-feira 13: a tragédia que assolou a Ordem dos Cavaleiros Templários a partir de 13 de outubro de 1307, uma sexta-feira.
     Sobre os "Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão" [2], "Cavaleiros do Templo", "Cavaleiros Templários" ou simplesmente "Templários", foram uma das ordem militares de cavalaria dos tempos da Cruzadas. De tão famosos, até a Disney já contou sua história, resumidamente, por meio dos quadrinhos do Tio Patinhas - afinal de contas, lendas falam sobre o tesouro dos Templários e onde tem um tesouro, o Tio Patinhas está.
A Saga do Tio Patinhas - Extra: Uma Carta de Casa - 2
A Saga do Tio Patinhas. Capítulo 19: Uma Carta de Casa. Don Rosa. Fev 2004.

     Além dessa história em quadrinhos, outra, anterior, também aborda os Templários, no caso, "A Coroa dos Reis Cruzados". Mas é o fim da ordem que nos interessa, pois ele propiciou o surgimento de lendas, como as que versam sobre os tesouros dos Templários, e associações entre cavaleiros sobreviventes e a fundação de sociedades secretas, como a Maçonaria, e outras organizações, como a Ordem de Cristo.
     E como a sexta-feira 13 [3] entra nessa história toda? Simples, uma parcela deles [4] foi presa na manhã de 13 de outubro de 1307, na França, passando essa data a simbolizar o azar. Depois do julgamento, o último Grão-Mestre da ordem, Jacques DeMolay, seria queimado juntamente com outros Templários em 18 de março de 1314, dizendo, nos seus momentos finais e segundo um escritor da época, que o rei Filipe IV e o Papa Clemente V seriam julgados por Deus pela injustiça cometida. O Papa morrendo em 20 de abril do mesmo ano, após ingerir esmeraldas em pó (remédio que foi receitado por médicos desconhecidos e que pode ter cortado seu intestino) para curar uma febre e um ataque de angústia e sofrimento, enquanto o monarca veio a morrer durante uma caçada em Fontainebleau, cerca de três dias e sete meses depois da morte de Jacques DeMolay - cujo nome seria relembrado séculos mais tarde para dar nome a uma ordem iniciática de jovens, a Ordem DeMolay, sobre a qual falarei futuramente.



Jacques DeMolay, último Grão-Mestre da Ordem dos Cavaleiros Templários.


     Por fim, o vídeo de uma matéria, exibida no Jornal da Globo, sobre a publicação de documentos do julgamento dos Templários: https://youtu.be/yd_2ClghVzo




NOTAS

[1] Oras, e pela mesma tradição abraâmica, a humanidade não teria sido criada numa sexta-feira também, visto que ela é o sexto dia da semana?

[2] Ordo Pauperum Commilitonum Christi Templique Salominici.

[3] Entretanto, devido à falta de documentação à respeito da superstição que seja anterior ao século XIX (e ao ano 1898, dizem alguns), considera-se qualquer versão que seja para a origem da crença como sendo inverídica ou improvável, sendo mais provável que ela tenha surgido modernamente. 

[4] Os cavaleiros em si correspondiam a menos da metade dos membros da Ordem, que possuía outros graus, como o "Leigo", mas esses detalhes ficam para o próximo texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela leitura e pelo comentário. Assine o blog, siga-o e mantenha-se informado sobre novos textos. Até.