quinta-feira, 14 de maio de 2015

Digimon Adventure e a preocupação com a pedofilia

     Venho acompanhando, dentro do possível, a transmissão de Digimon Adventure (aquele mesmo que passou no finado TV Globinho) por certa emissora de televisão aberta e, nesta semana, vi e revi (parece-me que, toda terça-feira, a tal emissora reprisa o episódio exibido no dia anterior) o episódio 30, "Longa viagem para casa", pertencente à terceira saga do anime, a Saga de Myotismon.

     Basicamente, o episódio em questão (que pode ser assistido aqui) trata da tentativa dos sete digiescolhidos de chegar a Odaiba, mas, como eles acabam gastando todo o dinheiro com comida, se veem obrigados a pedir carona. Após as fracassadas tentativas de Tai, Joe e Izzy, Matt consegue uma carona e a dispensa, sendo que, após isso, Mimi e Sora finalmente conseguem uma carona para todos.
     O problema levantado aqui pelo anime - e que isso fique bem claro, o desenho animado não faz qualquer apologia ao abuso sexual (nem de qualquer outra natureza) de crianças e adolescentes, mas sim levanta o problema de maneira indireta, isto é, sem dizer explicitamente "crianças, não façam isso em casa" - é o do abuso sexual de crianças, tanto meninas quanto meninos. Entretanto, o enfoque maior é dado ao caso das meninas, talvez por serem mais ocorrentes - ao menos no Brasil e nos Estados Unidos (não encontrei dados sobre o Japão).
     Para tanto, é preciso considerar quatro coisas: primeiramente, que a idade de consentimento sexual no Japão durante a época de lançamento do anime correspondia aos 13 anos etários; segundamente, que a idade mínima para se tirar a carteira de habilitação, no Japão, corresponde aos 18 anos etários; terceiramente, a maioridade penal no Japão corresponde aos 21 anos; e, em quarto lugar, que a idade dos então sete digiescolhidos de Digimon Adventure variava dos 8 (T.K.) aos 12 anos (Joe), sendo que Matt tinha 11, enquanto Sora e Mimi tinham 10.
     Portanto, todos estavam abaixo da idade de consentimento sexual e todas as pessoas que pararam oferecendo carona estavam, no mínimo, com dezoito anos de idade. Mas o que caracteriza as cenas de pedido de carona e da carona aceita no episódio 30 como sendo questionadoras do problema de violência sexual contra crianças?


A carona dispensada pelo Matt.

     Primeiramente, na cena em que Matt pede carona, a insinuação sexual se apresenta por meio do elogio que a mulher faz a ele (que durante toda a cena após a parada do carro fica corado), do modelo do carro (visto que os esportivos geralmente são associado ao sexo) e da própria mulher, que, muito bem arrumada (usando por comparação as outras mulheres adultas que aparecem no anime, geralmente, donas de casa), transborda em sexualidade. Por fim, há ainda os sorrisinhos e risadinha que Tai e de Mimi dão após a resposta furiosa de Matt à pergunta deles ("Por que você dispensou a carona?").



Sora e Mimi pedindo carona.

     Quanto às meninas, a coisa já começa quando os meninos afirmam que elas conseguirão por serem bonitas.



Tai e Izzy conversando sobre as meninas e sua boniteza.

     Parado o carro e todos dentro, é mostrado que o motorista é um homem.



O estranho que aceita dar carona.

     E desde o começo ele exibe todo um comportamento favorável às meninas e agressivo para com os meninos, dizendo que eles só estão ali graças à Sora e à Mimi, que é para eles ficarem no banco de trás e quietinhos, do contrário, serão colocados para fora. Ele não diz que todos serão colocados para fora, sua fala dando a entender que somente os meninos serão.



Os meninos sendo hostilizados pelo motorista, note a diferença entre a expressão facial deles e de Mimi. 

     E, como se não bastasse, o estranho ainda comete um ato condizente com o estereótipo do adulto que atrai crianças para abusar sexualmente deles, isto é, ele oferece doces a elas, e somente a elas.



Sora, recebendo o doce do estranho.

     O mais interessante disso é que, logo em seguida, o diálogo entre Tai e Sora deixa claro que ao menos eles dois tem noção do quão perigosa é a situação, Tai dizendo que (o comportamento do motorista) é nojento.



Sora explicando para Tai que eles não tem escolha.

     Após isso, Joe indaga (talvez para Tai e Sora) se o motorista estará realmente levando-os para Odaiba e, então, tem-se a cena em que koromon, o digimon de Tai, defeca no carro, obrigando a parada e descida de todos, o motorista ralhando com eles por aquilo e exigindo saber quem foi o responsável. Aqui há uma nova mostra do comportamento do estranho, que é favorável às meninas e hostil aos meninos, visto que, prestes a assumir a culpa, Tai é interrompido por Sora, que diz ser a responsável, mas o estranho não acredita e a poupa do ralho. Izzy, então, tenta implorar ao estranho, mas acaba sendo acidentalmente jogado na água e resgatado por tentomon.
     Enfim, como já mencionado, o tema levantado dentro desse episódio é abordado de maneira clara, porém, sem tratar o público alvo como se fosse "muito criança" (até porque, dada a faixa etária dos protagonistas, pode-se dizer que o público alvo consistia de crianças de 08 até 12 anos), sendo deixado claro que a situação vivida pelos digiescolhidos não era algo normal ou recomendável e que eles somente estavam concordando com aquilo por ser imprescindível para os seus objetivos, além do quê, eles não são crianças normais, possuindo a ajuda de criaturas poderosas. Entretanto, considerando que não me lembro se percebi essas coisas na primeira vez que assisti (já tem tempo...), as perguntas que ficam são: "Será que as crianças de 08 a 12 anos identificam essas coisas no episódio em questão?" e "Caso sim, qual será a opinião delas sobre crianças pegando carona com adultos e sobre o comportamento dos adultos?". 






REFERÊNCIAS

ORGES, Rafaela. 50 tons de fetichismo automotivo. 10 fev 2015. Disponível em: <http://blogs.estadao.com.br/primeira-classe/carros-dinheiro-poder-e-christian-grey/>. Acesso em: 14 mai 2015.

Como dirigir em... Japan: Regras básicas de trânsito e requisitos de condução. Disponível em: <http://comodirigirem.com/japao.php>. Acesso em: 14 mai 2015.

CULTURA Japonesa. Seijin-no-hi (Dia da Maioridade). Disponível em: <http://www.culturajaponesa.com.br/?page_id=235>. Acesso em: 14 mai 2015.

MAEDA, Masamichi. Japão quer que estupro seja crime mais grave que roubo. Disponível em: <http://www.alternativa.co.jp/Noticia/View/35369/Japao-quer-que-estupro-seja-crime-mais-grave-que-roubo>. Acesso em: 14 mai 2015.

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ. Tabela comparativa em diferentes países: Idade de responsabilidade penal juvenil e de adultos. In:___. CAOPCAE - Área da criança e do adolescente. Disponível em: <http://www.crianca.mppr.mp.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=323>. Acesso em: 14 mai 2015.

Pedófilo atrai crianças com doce e é preso em flagrante. Publicado em: 27 set 2013. Atualizado em: 27 set 2013. Disponível em: <http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/pedofilo-atrai-criancas-com-doce-e-e-preso-em-flagrante-27092013>. Acesso em: 14 mai 2015.

SILVA, Adriana Nunan do Nascimento. Abuso sexual de crianças. Rio de Janeiro, 1998. Disponível em: <http://www.adriananunan.com/pdf/adriananunancom_abuso_sexual.pdf>. Acesso em: 14 mai 2015.

VARGAS, Ana Carla Campos. Pedofilia no âmbito familiar. Barbacena, 2012. Disponível em: <http://www.unipac.br/site/bb/tcc/tcc-faa1f5744d72f53d9031a9ee64455372.pdf>. Acesso em: 14 mai. 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela leitura e pelo comentário. Assine o blog, siga-o e mantenha-se informado sobre novos textos. Até.